O conselho técnico-científico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) autorizou, esta semana, a criação de dois novos cursos de mestrado profissional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
São eles: mestrado em Música, da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), e mestrado em Engenharia Elétrica, da Escola Superior de Tecnologia (EST). Segundo a universidade, é a primeira vez que estes cursos serão ofertados no Amazonas.
“Estamos atendendo a uma demanda antiga por cursos de pós-graduação nessas áreas. Todo esse avanço contribui para a fixação e melhoria da qualidade do ensino e, consequentemente, para a formação de novos profissionais capacitados”, disse o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UEA, Roberto Mubarac.
Processo
Durante a avaliação das propostas, a Capes analisa a produção acadêmica dos professores ao longo do último quadriênio, o projeto pedagógico do curso, além de outros aspectos que envolvem a infraestrutura e adequação do curso ao desenvolvimento regional e nacional.
A avaliação indicou que ambos os cursos contam com infraestrutura administrativa e laboratorial adequada às atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento, bem como dos recursos bibliográficos apresentados.
A UEA tem, ainda, outros quatro cursos em processo de análise pelo conselho: mestrado acadêmico em Geografia, doutorado em Direito Ambiental, doutorado em Letras e Artes e o mestrado profissional em Administração.