Dragas utilizadas para garimpo ilegal foram flagradas por moradores do bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste de Manaus. Em vídeos enviados à revista Cenarium, os moradores afirmaram que a presença de balsas e dragas utilizadas na exploração de minérios tem sido constante há mais de uma semana.
Os veículos hidroviários foram vistos pela primeira vez no último domingo (19) e pela noite de terça-feira (21). Em um vídeo disponibilizado à revista, um homem relata que havia “movimentação de dragas e garimpeiros retornando aos garimpos, aqui no lago da Colônia Antônio Aleixo”. Segundo ele, estariam voltando para um garimpo na região de Japurá, a 905 km de Manaus por via aquática.
Uma moradora da região relatou que os homens estariam fortemente armados e “permaneceram por mais de duas semanas” no local. Outro morador afirmou que o Lago do Aleixo foi utilizado para reforma e manutenção das dragas. Segundo ele, os garimpeiros deixaram o local após os moradores se incomodarem com a presença das balsas.
“Saíram daqui porque o pessoal postou no grupo de Facebook que eles estavam poluindo e fazendo muito barulho. Foram em direção ao Rio Solimões”, disse.