O Governo do Amazonas decidiu alterar o tradicional feriado da Elevação do Amazonas à categoria de Província, transferindo os efeitos dia 5 de setembro para o dia 8 de setembro. O argumento do governo é que dois dias úteis em uma semana prejudicariam a oferta de serviços públicos. Contudo, a Prefeitura de Manaus não alterou seu calendário e manteve o expediente de feriado. Na mesma data, inicia-se o #SouManaus Passo a Paço 2023.
A Assembleia Legislativa do Amazonas emitiu nota oficial afirmando que seguiu o governo estadual e também transferiu o feriado de 5 de setembro (terça-feira) para o dia 8 (sexta-feira), conforme a portaria n° 2083/2023 assinada pelo presidente da Casa Legislativa, deputado Roberto Cidade (União).
“O intuito é não prejudicar as atividades administrativas do Poder Legislativo estadual, que ocorrerão normalmente nos dias, 4, 5 e 6 (respectivamente na segunda-feira, terça-feira e quarta-feira)”, disse a nota.
A Câmara Municipal de Manaus não se pronunciou recentemente sobre o assunto, mas o calendário de feriados e pontos facultativos, divulgado em março pelo presidente Caio André (Podemos), determina feriado municipal no dia 5 de setembro, ponto facultativo em 6 de setembro e feriado nacional em 7 de setembro.
O Poder Judiciário seguirá o mesmo calendário, tendo apenas esta segunda-feira (4) e a próxima sexta-feira como dias úteis.