O deputado Carlinhos Bessa (PV) venceu por W.O. (sem adversário) a eleição para o cargo de 1º vice-presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Ao menos, os votos foram unanimes, na manhã desta quarta-feira (23).
No discurso de posse, Carlinhos Bessa agradeceu a Deus da tribuna da Assembleia. Além disso, disse que o mandato dele (de 2021 a 2022), é um “compromisso com povo do amazonas” e com os deputados da Casa. Anteriormente, Josué Neto ocupava a função, mas ele deixou o Legislativo assumiu o cargo vitalício de conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM).
Como funcionou a eleição
Segundo a assessoria da Assembleia, não existe suplência, ou seja, um “reserva” para a Mesa Diretora. Assim, qualquer deputado do Amazonas poderia se candidatar ao cargo, sendo membro da diretoria ou não. Mas, se o eleito fosse da Mesa, deveria ser feita uma nova eleição, uma vez que outra função da Mesa Diretora ficaria vaga.
Atualmente, os deputados Roberto Cidade (PV), Mayara Pinheiro Reis (PP), Adjuto Afonso (PDT), Delegado Péricles (PSL), Álvaro Campelo (PROGRESSISTA), Sinésio Campos (PT), Fausto Junior (MDD), Therezinha Ruiz (PSDB) e Felipe Souza (PATRIOTA) compõem a Mesa Diretora da Assembleia, assim como Carlinhos Bessa.