O vereador Luís Mitoso, como único membro do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) na Câmara Municipal de Manaus (CMM), tornou-se líder da legenda e já deixou aparente a articulação política que o partido terá nos próximos meses. O parlamentar procurou Gilmar Nascimento (Avante), um dos vice-líderes do prefeito David Almeida (Avante) na casa, confirmando uma tendência de proximidade entre o MDB e a Prefeitura de Manaus.
Já meses atrás, David Almeida esteve ao lado do senador Eduardo Braga, presidente do MDB no estado do Amazonas, durante a inauguração de uma escola que leva o nome da mãe do senador. Afastado de Wilson Lima (União), o prefeito busca articular novas alianças em busca da reeleição no pleito de 2024.
Outro indício anterior da aproximação entre o prefeito e Braga foi a indicação de Jesus Alves para comandar a nova Secretaria Municipal de Habitação (Semhaf). Quadro antigo do MDB e aliado tanto de Braga quanto de Omar Aziz (PSD), Alves foi aclamado por David Almeida, que agradeceu ao senador pela indicação.
“A Prefeitura de Manaus não tinha recursos e se não fosse a ajuda do senador Eduardo Braga nós não estaríamos realizando essa solenidade. Muito obrigado novamente ao senador. E eu quero agradecer ao Eduardo mais uma vez por que ele trouxe para a Prefeitura de Manaus o Jesus. A prefeitura está abençoada com a presença de Jesus”, disse, à época.
Faltam exatamente 10 meses e 14 dias para as eleições de 2024.