O governador Wilson Lima (União) enviou um novo pedido de autorização de empréstimo à Assembleia Legislativa do Amazonas. O chefe do Executivo estadual deseja emprestar R$ 1,5 bilhão do Banco do Brasil. A mensagem governamental havia sido enviada no início de novembro, mas só foi disponibilizada no Sistema de Apoio ao Processo Legislativa (SAPL) nesta semana.
Wilson justifica o pedido com a aprovação de leis complementares federais que provocaram perda de arrecadação estadual. Durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), o Congresso Nacional aprovou limitações sobre as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias Serviços (ICMS) nos setores de combustíveis, gás, energia, telecomunicações transporte coletivo.
O governador também usou a estiagem como um dos fatores da necessidade de recursos. Ele pede que o empréstimo seja analisado em regime de urgência.
Esse é o segundo pedido feito em menos de dois meses. Da última vez, Wilson Lima pediu autorização para emprestar R$ 980 milhões de um banco internacional.