A Câmara Municipal de Manaus rejeitou o projeto de lei 474/2023, que autorizava a troca de um terreno no bairro Parque 10 de Novembro da Prefeitura de Manaus por uma casa na rua Bernardo Ramos, no Centro. A propriedade pertence a familiares do ex-deputado federal Pauderney Avelino (União). Desde que começou a tramitar, o projeto sofreu forte oposição de vereadores contrários ao prefeito David Almeida (Avante), como Rodrigo Guedes (Podemos) e William Alemão (Cidadania).
Na sessão desta segunda-feira (11), os vereadores analisaram os pareceres das comissões sobre o projeto. Com votação no telão, a proposta recebeu 19 votos ‘Não’ e 17 votos ‘Sim’. Os vereadores David Reis (Avante), Peixoto (Agir), Sassá da Construção Civil (PT) e Yomara Lins (PRTB) não votaram.
O vereador Rodrigo Guedes chamou o projeto de obscuro e destacou que o terreno o qual a prefeitura queria utilizar como permuta é “área verde da cidade, um fragmento social que vai ser derrubado, porque uma construtora, que inclusive é da família de um ex-secretário da prefeitura, nesta gestão”. Pauderney foi titular da Secretaria Municipal de Educação durante os primeiros anos da gestão de David Almeida.
O vereador Marcelo Serafim (PSB) também foi contra o projeto e pontuou que há “interesses políticos por trás desses projetos”.