O deputado federal Amom Mandel (Cidadania) teve o pedido de escolta policial atendido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), na última terça-feira (16). O ofício, que autoriza o reforço na segurança, foi enviado à Polícia Federal ainda ontem. A escolta deve ocorrer nos limites do estado do Amazonas para o cumprimento de agendas referentes ao mandato parlamentar.
Segundo a assessoria do parlamentar, o encaminhamento ocorreu após uma denúncia feita por Amom sobre o suposto envolvimento de integrantes do alto escalão da Segurança Pública do Amazonas com organizações criminosas e o tráfico de drogas, divulgada no último dia 5 de janeiro.
O deputado afirma que a denúncia foi mantida em sigilo, mas que sofreu ameaças e intimidações nos dias seguintes, culminando em uma abordagem policial por agentes das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), na qual o deputado estava junto da companheira. Amom classificou a abordagem como truculenta e chegou a pedir a prisão dos policiais envolvidos.