O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) decidiu manter o conselheiro Júlio Pinheiro como relator das contas da Prefeitura de Manaus em 2024, comandada atualmente pelo prefeito David Almeida (Avante). Na última semana, o conselheiro Érico Desterro questionou a presidente Yara Lins, querendo para si a relatoria.
Érico afirmou que Pinheiro já atuou na fiscalização dos gastos em 2021 e que a última vez que atuou como fiscal foi em 2015, durante a gestão de Arthur Virgílio Neto (sem partido).
“Eu indago a vossa excelência qual foi o critério utilizado, já que o conselheiro Júlio Pinheiro foi o relator de 2021 e eu não sou relator desde 2015. Não seria a minha vez?”, perguntou.
Já nesta segunda-feira (5), durante a 3ª Sessão Ordinária deste ano, Yara Lins propôs uma alteração no regimento interno e criar um registro da condução das relatorias aos conselheiros, iniciando com Júlio Pinheiro. A mudança foi aprovada com anuência dos conselheiros Mário de Melo, Fabian Barbosa, Josué de Souza e Mário Filho.