O vereador Rodrigo Guedes (Podemos) apresentou um requerimento para criar uma comissão parlamentar de inquérito para apurar como foram gastos os recursos do Fundeb, dentre outras supostas irregularidades no âmbito da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O pedido está no sistema da Câmara Municipal de Manaus (CMM) desde o dia 7 de janeiro e conta atualmente com as assinaturas do autor e dos vereadores William Alemão (Cidadania) e Capitão Carpê (Republicanos).
O vereador destacou que a CPI foi um pedido feito pelos profissionais da educação de Manaus, que solicitaram uma apuração sobre a falta de pagamento do recurso e várias irregularidades supostamente cometidas pela pasta.
“Nesse exato momento, os alunos das escolas municipais estão comendo bolacha e suco artificial na merenda escolar. Isso é inaceitável, essas crianças precisam ter uma alimentação de qualidade. Além disso, recebemos denúncias diárias sobre irregularidades que ocorrem na Semed. Cabe a essa Casa investigar o que está acontecendo e dar uma resposta para a população”, defendeu.
Além do Fundeb, o requerimento pede a investigação de:
- aluguel de prédios;
- calendário de reformas de unidades já existentes;
- cumprimento de progressões funcionais;
- escolas entregues entre 2021 e 2024;
- investimentos na educação especial;
- fornecimento de merenda escolar.