O médico Anoar Samad entregou o pedido de exoneração do cargo de Secretário de Estado de Saúde , no início da manhã desta terça-feira (19). A carta de demissão foi entregue ao governador Wilson Lima (União), que aceitou o pedido. Samad alegou que estava deixando o cargo por “motivos particulares”.
Quem assume a pasta, a partir de agora, é Nayara Maksoud, enfermeira de carreira dos quadros da SES-AM desde 2005. Nayara atuou, entre outros cargos, como secretária-executiva adjunta de política de saúde entre 2019 e 2022, foi diretora do Hospital Francisca Mendes até julho de 2023 e, até ontem, respondia como coordenadora do Complexo Regulador do Amazonas.
A notícia da exoneração de Anoar Samad foi comemorada pelo deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza), que voltou a trazer à tona a situação difícil da saúde estadual nos últimos meses.
“Quero que fique registrado aqui nos anais desta Casa que já vai tarde, porque pela saúde que recebo diariamente, já era para ter há muito tempo essa tomada de decisão administrativa de exonerar aquele que não acerta”, disse.
Em dezembro do ano passado, o Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam) criticou duramente a gestão de Anoar Samad e chamou seu trabalho de péssimo. As falas ocorreram em meio às negociações para que os profissionais da saúde retomassem o trabalho mesmo com a falta de pagamento por parte do Governo Estadual, que negociou parcelar os salários atrasados.
“Nós precisamos de uma gestão profissional. Eu tenho até uma amizade pessoal com ele, mas eu tenho que classificar a gestão dele como péssima. Me desculpe, mas é péssima! Não dialoga, não conversa e não tem domínio da situação da secretaria de Saúde”, afirmou o presidente do Simeam, Mário Viana.
Nos bastidores, fala-se que a culpa dos problemas na gestão de Anoar Samad seria de Alex del Giglio, titular da Secretaria de Estado de Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM). O conflito entre os dois teria feito com que del Giglio não liberasse recursos para a área da saúde do Amazonas, culminando em problemas estruturais em quase todos os setores da pasta.