A menos de três meses do início das convenções partidárias, alguns nomes estão cotados para concorrer à Câmara Municipal de Manaus (CMM). Dentre eles, pelo menos nove são parentes de políticos de carreira na capital e no estado de Amazonas. Cinco já ocupam vagas na CMM e devem concorrer à reeleição em outubro.
Os mais antigos da lista são Marcelo Serafim (PSB), filho do ex-prefeito de Manaus e atual secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa (PSB), e David Reis (Avante), filho do ex-deputado e atual secretário municipal de Limpeza Pública, Sabá Reis (Avante).
Enquanto Marcelo apoia a pré-candidatura do deputado estadual Roberto Cidade (União) e é um dos maiores nomes de oposição ao prefeito David Almeida (Avante), de quem já foi líder nos primeiros anos de mandato, David Reis é apoiador ferrenho do atual prefeito.
Há dois mandatos na CMM, Diego Afonso (União) é filho do deputado estadual Adjuto Afonso (União) e também deve concorrer à reeleição. Eleitos pela primeira vez em 2020, os vereadores Allan Campelo (Podemos), Thaysa Lippy (PRD), Yomara Lins (Podemos) também possuem familiares com história na política.
Allan é irmão da deputada estadual Alessandra Campêlo, enquanto Thaysa é filha do deputado Felipe Souza (PRD), líder de Wilson Lima (União) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Yomara Lins é que possui mais parentes na política: é tia do deputado federal licenciado Fausto Júnior (União), irmã da conselheira do TCE-AM Yara Lins, e sobrinha do deputado federal Átila Lins (PSD) e do ex-deputado estadual Belarmino Lins (PP).
Antigos e novatos
Dos nomes cogitados que não ocupam cargos na CMM está o da ex-vereadora Socorro Sampaio (Avante), apresentadora e irmã da ex-deputada federal Conceição Sampaio (PSDB).
A ex-secretária Mônica Mendes, sobrinha do falecido ex-governador Amazonino Mendes, foi convidada pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB) para concorrer à Câmara Municipal de Manaus. A sigla tem como representante o deputado estadual Rozenha, aliado de Roberto Cidade.
O ex-diretor da Fundação Manaus Esporte, João Paulo Mendes, deve concorrer ao cargo pelo partido Agir. Conhecido como João Paulo Janjão, o jovem é filho do ex-deputado e pastor evangélico João Mendes Fonseca, vulgo Janjão, que chegou a ocupar um cargo na Aleam no lugar de Wallace Souza no início dos anos 2000, tendo como último cargo a Secretaria Extraordinária de Articulação Política no início do mandato de David Almeida.
Por fim, o marido da deputada estadual Joana Darc (União), Aldenor Lima, é mais um nome cogitado para concorrer pelo União Brasil. Ele já tentou o cargo nas eleições municipais de 2016, sem sucesso.