A Executiva nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) fechou apoio ao vereador Mateus Assayag (PSD) para a Prefeitura de Parintins e ao atual prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim (Republicanos). A decisão vai contra às tentativas dos diretórios municipais do partido em ambas as cidades. Na Ilha da Magia, o PT municipal deu apoio público à vereadora Brena Dianná (União), enquanto em Itacoatiara se costurava uma aliança em torno do deputado estadual Cabo Maciel (PL). Ambos são apoiados pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (União).
A decisão do PT ainda precisa ser referendada pela Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV), mas já é dada como certa nos bastidores. A aliança da esquerda com Brena Dianná em Parintins foi articulada pelo presidente estadual da legenda, deputado Sinésio Campos (PT), que acabou derrotado pela nacional. Mateus Assayag é o candidato do atual prefeito Bi Garcia (PSD), aliado do senador Omar Aziz (PSD).
Em Itacoatiara, além da proximidade entre Mário Abrahim e Eduardo Braga, pesou a favor do prefeito o fato de Cabo Maciel fazer parte do Partido Liberal do ex-presidente Jair Bolsonaro, inimigo político do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).