O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e o Partido da Mulher Brasileira (PMB) serão as primeiras legendas a realizar suas convenções partidárias já no primeiro dia disponível do período, neste sábado (20). Os partidos tem até o próximo dia 5 de agosto para apresentar e registrar seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. Nas eleições deste ano, os partidos podem apresentar até 42 candidatos à Câmara Municipal de Manaus.
O evento do PCdoB ocorrerá às 9h da manhã, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, localizado na Avenida Duque de Caxias, 1020, Praça 14. Durante o evento, a legenda apresentará a chapa com os nomes de oito candidatos a vereador. Como está em federação com o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Verde (PV), cada uma das siglas deverá apresentar um número limitado de candidatos, até resultar nos 42 disponíveis, se assim desejar.
Segundo o secretário estadual de comunicação do PCdoB no Amazonas, Delcinei Alves, após o ato, os nomes estarão aptos como candidatos.
“A convenção homologará nossos nomes para a disputa na Câmara Municipal já no dia 20 de julho, primeiro dia do prazo estabelecido pela legislação eleitoral para realizar as convenções. Optamos por essa tática para não perdermos tempo com qualquer questão burocrática. Portanto, seremos a primeira sigla a apresentar nomes oficiais para a sociedade”, explicou.
O PMB fará sua solenidade às 19h na rua Marquês de Vila Real da Praia Grande, 648, Parque das Laranjeiras, ao lado do Restaurante Casa Branca. O evento servirá para homologar os candidatos a vereador e prestação de contas do partido. A sigla é presidida no Amazonas pelo deputado estadual Rozenha e em Manaus por Denise Lima.
O PMB compõe o arco de alianças do governador Wilson Lima (União) e já declarou apoio à candidatura do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União). O PCdoB, por estar em federação com o PT, faz parte da aliança que apoia o ex-deputado Marcelo Ramos (PT).