As estatísticas eleitorais de Manaus mostram que a cidade terá, em 2024, 1.446.122 eleitores aptos a escolher os próximos prefeito e vice-prefeito, bem como os 41 vereadores que irão compor a próxima legislatura da Câmara Municipal de Manaus (CMM). O novo perfil do eleitorado foi divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nessa quinta-feira (18).
Segundo comunicado divulgado pela presidente da Corte, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia, o elevado número de eleitoras e de eleitores confirma o que se tem demonstrado na história brasileira, especialmente desde a Constituição do Brasil de 1988 e nos últimos vinte e oito anos em que se desenvolveu o sistema eletrônico de votação, que é o benefício de eleições democráticas livres, certas no tempo, auditáveis em seu processo, transparentes em sua realização, eficientes em seu resultado.
Os dados dos últimos anos mostram que o eleitorado manauara cresceu 7,92% desde a última eleição municipal em 2020, quando 1.331.613 pessoas estavam aptas a votar. O número também deve elevar o percentual de votos necessários para que os partidos emplaquem vereadores na CMM.