Na manhã desta segunda-feira (12), o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) disse que “a partir de hoje, bares e restaurantes da praça do Eldorado estão proibidos de funcionar”. O anúncio veio seguido da informação de que ainda na tarde de hoje a polícia vai ao local, no bairro do Parque 10 de Novembro, para fechar os estabelecimentos, que foram alvos de inúmeras denúncias de aglomeração durante o fim de semana.
“[Bares do Eldorado] só voltam a funcionar quando apresentarem um plano de distanciamento social respeitando todos os protocolos sanitários”, esclareceu Lima. Além disso, o governador acrescentou que vai estender essa ação para todos os bares e restaurantes de Manaus que desobedecerem as regras de saúde.
13º salário e abono saúde
Na live, Wilson Lima também falou do adiantamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores públicos estaduais. Segundo o governador, a remuneração será paga nos dias 20 e 21 de maio. Depois, a segunda parcela, como é tradição, será paga no mês de dezembro. Assim, um total de R$ 270 milhões vão chegar a 123 mil servidores, em seguida, naturalmente, o valor vai para o mercado local, explicou Lima.
Ainda esta semana, sexta-feira (16), cerca de 25 mil profissionais da saúde vão receber o “abono saúde”. De acordo com Wilson Lima, o benefício significa um vencimento a mais para servidores efetivos, temporários e comissionados da saúde. Dessa forma, o Governo do Amazonas calcula injetar R$ 30 milhões na economia do Estado. Somado a isso, auxílios para os que foram atingidos pela cheia também são estudados pela administração de Wilson Lima.