A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Contratos, instaurada na Câmara Municipal de Manaus (CMM), avançou nesta sexta-feira (20) ao aprovar a convocação de familiares do prefeito David Almeida e de empresários cujas empresas mantêm contratos com a Prefeitura. Entre os convocados estão a noiva de Almeida, Izabelle Fontenelle, a sogra, Lidiane Fontenelle, e o genro, Gabriel Alexandre. A comissão busca esclarecer pagamentos milionários realizados às empresas relacionadas a esses familiares.
Durante a sessão, também foram aprovados requerimentos para convocar os sócios de empresas envolvidas nas investigações. São elas: DNA Digital, Banzeiro Comunicações, Soluções Contabilidade, Rio Negro Motors, Ouro Preto Conservação, The Set Filmes, IMarketing, Construtora Rio Piorini, Sky Line Produções, Mene Portella, Avancard, Thera Publicidade, D7 Filmes, Leo Rent a Car e Murb.
Além dos familiares mencionados e empresários, a CPI convocou Dulce Almeida, secretária de Educação e irmã do prefeito, e Camila Silva, secretária de Comunicação, para prestarem esclarecimentos sobre contratos firmados com as empresas em questão.
Apesar de o relator da CPI, vereador Rodrigo Guedes (PP), ter proposto a convocação de David Almeida, o requerimento foi rejeitado. Os vereadores Eduardo Alfaia (Avante), Mitoso (MDB) e Daniel Vasconcelos (Republicanos) votaram contra, excluindo o prefeito da lista de depoentes por ora.
A próxima reunião da CPI está marcada para o dia 25 de setembro, quando serão analisadas as respostas e documentos já solicitados. Se necessário, os vereadores pretendem recorrer ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e ao Ministério Público (MP) para assegurar o andamento legal das investigações.
Paralelamente, ainda não foi marcada a primeira reunião da CPI da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), que investigará supostos pagamentos realizados em espécie no órgão. A comissão será presidida pelo vereador William Alemão (Cidadania) e terá como relator Capitão Carpê (PL), com Diego Afonso (União Brasil), Fransuá (PSD) e Raulzinho (MDB) como membros.