Com a votação marcada para o próximo domingo (27), Manaus vive uma acirrada disputa entre o atual prefeito David Almeida (Avante) e o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), ambos candidatos à Prefeitura da capital amazonense. Diversas pesquisas eleitorais divulgadas nesta sexta-feira (25) refletem um cenário de incertezas sobre quem sairá vitorioso no segundo turno, evidenciando a polarização e a volatilidade do eleitorado.
A pesquisa da EAS Consultoria e Estatística indica uma vitória de Alberto Neto, com 50,65% dos votos válidos contra 49,35% de David Almeida. Esse levantamento foi realizado entre os dias 21 e 24 de outubro e contou com uma amostra de eleitores de 16 anos ou mais na capital amazonense. Na pesquisa estimulada, em que os candidatos são listados aos entrevistados, Neto aparece com 46,90%, enquanto Almeida registra 45,70%. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais.
Outro levantamento, conduzido pela Real Time Big Data e encomendado pela Record, aponta um cenário de empate técnico. Nesta pesquisa, ambos os candidatos registraram 44% das intenções de voto na simulação estimulada e 50% dos votos válidos, mostrando a imprevisibilidade do segundo turno, a poucos dias da eleição.
Já a pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa do Norte (Ipen), encomendada pelo Grupo dos Seis, coloca David Almeida na liderança, com 51,2% dos votos válidos contra 48,8% de Alberto Neto. O levantamento, que entrevistou mil eleitores entre os dias 19 e 23 de outubro em diversos bairros de Manaus, mostra que 43,6% dos eleitores planejam votar em Almeida, enquanto 41,5% preferem Neto. A pesquisa também detalhou a possibilidade de mudança de voto e os perfis socioeconômicos dos eleitores.
No levantamento da Eficaz Pesquisa e Tecnologia, realizado entre os dias 22 e 23 de outubro com uma amostra de 801 entrevistas, Almeida se manteve à frente com 46,8% das intenções de voto, contra 40,6% de Alberto Neto. Segundo a empresa, Almeida apresentou crescimento ao longo do segundo turno, alcançando 53,6% dos votos válidos, enquanto Alberto Neto vem oscilando negativamente, caindo para 46,4%.
No domingo, além da escolha pelo novo prefeito, eleitores devem seguir as orientações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que proíbem qualquer tipo de propaganda política, salvo manifestações individuais e discretas, como o uso de broches, adesivos ou camisetas com referência ao candidato ou partido. Reuniões de grupos com vestimentas padronizadas, entretanto, não são permitidas, sendo caracterizadas como boca de urna. Para denúncias de irregularidades, o aplicativo Pardal, disponível para Android e iOS, está à disposição do eleitorado, assim como o serviço “SOS Voto” pelo número 1491 e o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade) para relatar possíveis casos de desinformação.
Apesar das variações nas intenções de voto e das diferentes margens de erro, as pesquisas convergem em um ponto: a disputa está em aberto, com ambos os candidatos lutando voto a voto para conquistar o eleitorado até o último momento.