A partir de 2027, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) poderá contar com uma representatividade feminina ampliada para 30%. A iniciativa vem da deputada estadual Alessandra Campêlo (Podemos), que anunciou o Projeto de Resolução Legislativa para garantir a presença de pelo menos três mulheres na composição da Mesa. Atualmente, entre os 10 cargos da Mesa, apenas duas deputadas participam: Joana Darc (União Brasil), ocupando a terceira vice-presidência, e Alessandra Campêlo como secretária-geral.
Durante um discurso no plenário Ruy Araújo nesta sexta-feira (1º), Alessandra destacou que essa nova proposta visa expandir uma resolução anterior, que previa 20% de ocupação feminina. “Quero pedir aos homens desta casa apoio para uma resolução que estou apresentando que garante 30% vagas para o sexo feminino. Acho que é justo termos pelo menos três mulheres entre os 10 membros”, declarou.
A deputada ainda relembrou que, em seu primeiro mandato, era a única mulher na Assembleia, ressaltando as mudanças ao longo dos anos, já que hoje a Aleam conta com cinco deputadas. “Não iremos regredir. O certo mesmo era termos metade dessa casa composta por mulheres porque somos mais da metade da população”, enfatizou.
Ainda em tramitação, o projeto não está disponível no site da Aleam e será submetido à votação dos parlamentares. Caso aprovado, a nova regra entrará em vigor no biênio 2027-2028, na próxima legislatura.