O senador Eduardo Braga foi reconduzido à liderança do MDB no Senado para o biênio 2025/2026. A decisão, unânime, foi tomada em reunião da bancada do partido nesta quarta-feira (4). Com isso, Braga, que ocupa a função desde 2019, completará pelo menos oito anos como líder da legenda.
O MDB é a terceira maior bancada do Senado Federal, com 11 parlamentares. A continuidade de Braga na liderança ocorre em um momento de intensa articulação política, marcado pelas discussões sobre a reforma tributária — da qual o senador é relator — e pelos debates em torno da sucessão da presidência do Senado.
O Amazonas também conta com Omar Aziz liderando a bancada do PSD, composta por 15 senadores, e Plínio Valério representando o PSDB como único integrante tucano no Senado. Aziz e Braga comandam, respectivamente, as maiores bancadas da Casa, destacando o protagonismo do estado em nível nacional.
Em sessão no Senado, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) oficializou a decisão da bancada de manter Braga na liderança e elogiou seu estilo equilibrado de condução. “O senador Eduardo Braga tem conduzido o partido na sua liderança com muita abertura, seriedade e nos representado em todos os momentos no trabalho legislativo. Por unanimidade, a bancada do MDB reconduziu-o à liderança”, argumentou o político.
Na ocasião, Calheiros também anunciou que o MDB apoiará o senador David Alcolumbre (UB-AP) como candidato à sucessão do atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), no próximo ano.
Em seu discurso de agradecimento, Eduardo Braga reconheceu o apoio dos colegas e reafirmou o compromisso da sigla em respaldar a candidatura de David Alcolumbre à presidência do Senado: “Tenho certeza de que os desafios para o próximo biênio serão grandes, mas, contando com a colaboração, o apoio e a participação de todos os senadores, haveremos de cumprir nossa missão. Quero aqui cumprimentar o senador David Alcolumbre, que, a partir de agora, é o nosso candidato à sucessão de Vossa Excelência, com os compromissos assumidos pela nossa bancada.”
Compromissos programáticos
Durante a reunião, a bancada do MDB entregou a Braga uma carta de compromissos programáticos. O documento destaca a importância de manter o diálogo institucional entre os Poderes da República e de acelerar a tramitação e deliberação da PEC 35/2022, que trata de crimes contra o Estado Democrático de Direito. A carta também enfatiza a prioridade para projetos do “pacote em defesa da democracia”, que preveem punições para crimes de intolerância política.