Pós ataques do crime organizado no último domingo, 06, Manaus amanhece parada nesta segunda-feira, 07. Até mesmo as vacinas contra a covid-19 estão suspensas até às 11h, como anunciou a Prefeitura de Manaus. Assim, em pleno dia de trabalho, os terminais de ônibus estão completamente vazios.
Segundo o prefeito, David Almeida (Avante), será dessa forma durante toda a manhã de hoje, mas os coletivos podem voltar às ruas na parte da tarde, caso seja seguro para motoristas, cobradores e usuários.
E se a vacina e o transporte coletivo pararam, os trabalhadores do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) também foram liberados de comparecerem. Segundo nota oficial, a medida foi adotada em função das ações do crime organizado em Manaus. Além do TCE-AM, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e a Câmara Municipal de Manaus (CMM) suspenderam os trabalhos presenciais nesta segunda.
Escolas fechadas
E as escolas também vão ficar fechadas, tanto a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc), quanto a Secretaria Municipal de Educação (Semed) anunciaram que os alunos não terão aulas presenciais hoje. Ambas informaram que vão recorrer ao ambiente virtual para seguir o calendário escolar.
Em meio ao clima de tensão, o Governo do Amazonas triplicou o número de policiais nas ruas da capital. Além disso, segundo o governador, Wilson Lima (PSC), 14 pessoas foram presas, sendo 13 diretamente envolvidas nos ataques e um mandate dos crimes ocorridos no bairro da Redenção, na Zona Centro-Oeste.