Depois de quase 150 mil primeiras doses de vacinas aplicadas ao longo do fim de semana, nas pessoas de 40 a 49 anos, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), promete mais um mutirão daqui 15 dias. “David, vá se preparando que daqui 15 dias a gente vai fazer outra ação dessa daí, viu?”, disse Lima ao prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). Além disso, o governador anunciou que, esta semana, cerca de 44 mil doses da vacina vão chegar no Estado e todas serão destinadas à capital.
Segundo o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), até agora, 40,79% pessoas vacináveis receberam a vacina até agora. Entretanto, conforme a secretária da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, ainda não é possível cravar que as pessoas a partir dos 30 anos vão ser vacinadas nos próximos dias. “Dependemos da quantidade de doses, vamos ter uma conversa técnica com o Governo do Amazonas. […] Vamos colocar 35 anos par cima. Temos outros grupos também prioritários”, explicou a secretária, suspeita de furar a fila da vacina.
Todos vacinados em agosto
E, na coletiva, Wilson Lima revela que o governo articula para vacinar adolescentes. “A Janssem é a única vacina testada em adolescentes, ainda não falei isso para o prefeito, mas vou adiantar aqui. Estamos fazendo uma consulta junto ao Ministério da Saúde para saber a possiblidade da gente usar parte dessas doses para aplicar naqueles adolescentes que têm algum tipo de limitação. [Adolescentes] entre 12 e 17 anos de idade”, conta o govenador.
Como os Estados e municípios são proibidos de comprar vacinas, o governador do Amazonas explicou que depende da colaboração do Governo Federal para manter o calendário de vacinação atualizado. Caso os prazos previstos sejam obedecidos, Wilson Lima diz que em agosto todas as pessoas acima dos 18 anos estarão vacinadas em Manaus. E novos mutirões de vacina serão feitos nas cidades polo do interior do Amazonas.
Os anúncios foram feitos nesta segunda-feira, 14, durante entrevista coletiva na qual o governador e o prefeito apresentaram os resultados da grande mobilização do último fim de semana que, durante 34 horas, imunizou 141.733 pessoas com a primeira dose.