O edital do concurso público que vai ofertar 2,5 mil vagas para as forças de segurança do Amazonas. Em entrevista ao Manaus 360°, o deputado estadual delegado Péricles (PSL), presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), adiantou que o documento deve ser publicado até o fim de novembro.
“Para soldado é nível médio. Para oficial, 50% das vagas para quem é bacharel em direito e 50% das vagas para quem é de qualquer área. E vamos ter também para Policial Civil – investigador e escrivão, nível superior; delegado de polícia, bacharel em Direito”, explicou o deputado.
Ainda nesta fase de preparação dos editais, a Assembleia discute questões burocráticas como o intervalo entre a publicação do edital e a realização das provas.
“Houve um pedido do do Executivo para alteração da Lei de Concursos Públicos, alterando o prazo entre o edital e a primeira prova de concurso público para 30 dias. Nós entendemos que esse prazo é muito exíguo. Nenhum aluno vai conseguir estudar aquelas matérias, até para se adequar”, acrescentou.
Outros pontos discutidos no parlamento são o aumento da idade máxima para ingresso nas forças, que mudou de 28 para 35 anos e o percentual mínimo de 10% de vagas para as mulheres.
Certame
Em julho, o Governo do Amazonas anunciou o concurso, que vai ofertar vagas para todos os órgãos do sistema de segurança pública, com salários que vão de R$ 2,6 mil e podem ultrapassar os R$ 20 mil.
O último concurso realizado pela Polícia Militar do Amazonas aconteceu em 2011; já a Polícia Civil está desde 2009 sem concurso para novos oficiais.