No dia em que foi incluído nos pedidos de indiciamento da CPI da Covid, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), anunciou um pacote de benefícios para servidores estaduais. As medidas anunciadas nesta terça-feira (26) incluem reajustes salariais, pagamento de data-base e progressões de carreira.
Segundo o governador, o pacote de medidas deve beneficiar 70 mil servidores públicos na capital e no interior e serão pagos a partir de janeiro de 2022. Wilson Lima informou também que as medidas terão um impacto de R$ 500 milhões na folha de pagamento do Estado.
O anúncio foi realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, em um evento que reuniu secretários estaduais, prefeitos do interior, deputados estaduais e federais.
Para os trabalhadores da educação o reajuste anunciado foi de 9,19%; para a saúde o reajuste será de 8,9%; já para a segurança pública o reajuste varia de 3,3% (na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros) e 15,22% (na Polícia Civil).
Também foram anunciados reajustes de 2,4% para servidores do sistema ambiental (Sepror, Adaf e Idam); 8,05% para a Amazonprev; 31,63% para Funtec, Ipem, SNPH, Cetam e PGE.
Mudanças na aposentadoria
Outra medida anunciada no evento foi a reestruturação da Lei 3.510/2010, que, segundo o governador, vai corrigir distorção histórica para servidores que esperam pela aposentadoria.
Pela legislação atual, servidores que recebem gratificação não mantém o valor do benefício na aposentadoria. Agora, Lima prometeu que a bonificação será considerada parte do salário dos servidores que vierem a se aposentar.