O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), sinalizou para a possibilidade da não exigência do uso de máscara em locais abertos na capital. Em entrevistas recentes, o gestor vem insistindo que o “número mágico” para que isso aconteça é o de 70% da população com o esquema vacinal completo.
Neste momento, de acordo com o “vacinômetro” da Prefeitura, 66% da população manauara apta a receber a vacina está nesta condição.
A expectativa, segundo ele, é que os tais 70% sejam alcançados ainda nesta primeira semana de novembro.
“Eu acredito que quando chegarmos a 70% de toda a população vacinada com o esquema completo, e estamos bem próximo disso, nós vamos sim trabalhar a possibilidade de tirar a exigência do uso de máscaras em locais abertos, mantendo a obrigatoriedade para locais fechados como transporte coletivo, shoppings e unidades de saúde, por exemplo”, disse David Almeida, ao programa “Entrevista Coletiva”, da TV Band Amazonas.
Passo a passo
A não exigência do uso de máscaras, mesmo autorizada pela Prefeitura, ainda teria que passar pela aprovação do Governo do Estado, o que não deve ser um problema, uma vez que David Almeida e Wilson Lima têm mostrado facilidade no diálogo.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, um planejamento para a não exigência do uso de máscaras em locais abertos em Manaus já está sendo debatido a nível municipal. Após ser discutido com a Fundação de Vigilância em Saúde, o plan, caso aprovado, deve ser apresentado e colocado em ação uma vez alcançado o número de 70% da população apta com esquema vacinal completo.