A sessão da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) foi suspensa pelo menos duas vezes nesta quinta-feira (4) pela falta de deputados estaduais inscritos para o pequeno expediente. Apenas três dos 24 deputados fizeram uso da tribuna.
A sessão foi suspensa pela primeira vez por volta das 9h30, após a fala dos deputados Serafim Corrêa (PSB) e Angelus Figueira (DC). Após cerca de cinco minutos, o próprio presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (PV) usou a tribuna. Em seguida, a sessão foi novamente suspensa.
Apesar do pequeno número de inscritos, a maioria dos deputados estava presente seja no plenário ou de forma remota. Cidade chegou a fazer um apelo para que mais parlamentares se pronunciassem.
“Comunico aos senhores deputados que queiram se inscrever no grande expediente para que a gente possa também ver os trabalhos, para que a gente não tenha que terminar muito cedo hoje a reunião”, disse o presidente da Aleam.
O pequeno expediente é o espaço da sessão para que os deputados possam apresentar breves comunicações ou comentários sobres as matérias apresentadas, antecedendo a ordem do dia, onde tais matérias são discutidas e votadas.
Grande expediente
Foram cerca de 30 minutos de suspensão quando o deputado Angelus Figueira voltou a discursar, desta vez no grande expediente, propondo um debate sobre a regulação do mercado de crédito de carbono, que tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília.
O tema acabou ocupando grande parte da sessão, com falas dos deputados Tony Medeiros (PSD) e Serafim Corrêa. Em seguida, Medeiros também foi à tribuna, desta vez para falar sobre as políticas públicas de resíduos sólidos.