Após quase dois anos de paralisação, as festas populares voltaram ao calendário do amazonense. Em Parintins, por exemplo, os bumbás Garantido e Caprichoso já anunciaram o reencontro com o público.
Assim como outros municípios do Amazonas, Parintins vivenciou o colapso da pandemia de Covid-19 no início deste ano, com o drama vivido no hospital Jofre Cohen, referência no tratamento da Covid-19 no município. A falta de oxigênio, a lotação de leitos, o aumento no número de casos e tantos outros problemas frustraram expectativas em diversos setores da sociedade.
Aos poucos a doença foi controlada e logo apresentou dados melhores que qualquer outra cidade no Estado e até no Brasil. Hoje, o município conta com 64% da população com esquema vacinal completo contra a Covid-19, segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).
Retomada
O taxista Nilson Andrade, de 41 anos, disse que fica feliz em ver a volta dos turistas. “Não é só pelo dinheiro, mas esse agito todo faz falta. É como se Parintins ganhasse vida de novo”, desabafa.
Em outubro, a ilha tupinambarana comemorou 169 anos com festas abertas ao público na Praça Digital, com um público estimado de mais de 5 mil pessoas. No último sábado (30), foi a vez do boi Caprichoso realizar um evento reunindo 3 mil pessoas no curral Zeca Xibelão. Já o boi Garantido só volta a receber o público em seu curral no dia 12 de novembro.
A retomada das festas populares atrai turistas e movimenta a economia. A chefe de cozinha Vanya Souza conta que, mesmo pontuais, as festividades ajudam. “É só ver os hotéis restaurantes lotados. Parintins é uma cidade que se prepara para receber os turistas e faz isso muito bem”, relata.
Para o tricicleiro Jair Silva, que trabalha há 15 anos no tradicional transporte parintinense, os impactos vão além da economia. “Mesmo sem o festival, as pessoas continuam andando de triciclo. Agora, a cidade tava muito parada por cauda do vírus [Covid-19] e ver as pessoas na rua de novo e os turistas dá aquela sensação de que tudo vai voltar ao normal”, conta.
Outras festas
Além de Parintins, outros municípios do Amazonas retomaram o calendário de festas tradicionais. Ainda em setembro, Itacoatiara realizou o tradicional Festival da Canção, o Fecani. Em outubro, a capital também voltou a realizar o Boi Manaus. No último final de semana, a Festa da Laranja levou 107 mil pessoas ao município de Rio Preto da Eva.