O Governo do Amazonas anunciou, nesta terça-feira (7), mudanças na campanha de vacinação contra o novo coronavírus. Enquanto Manaus terá carretas de vacinação em pontos de grande fluxo de pessoas, no interior as secretarias podem optar por vacinar de casa em casa para que se alcance uma cobertura vacinal mais completa.
A primeira carreta de vacinação vai ficar na Praça da Polícia, no Centro de Manaus, e vai funcionar, a partir desta quarta-feira (8), feriado, das 8h às 23h. A tendência é que a carreta esteja também nos bairros onde a cobertura vacinal está mais comprometida.
Dose de reforço
A prazo para tomar a dose de reforço foi dimunuído de cinco para quatro meses, a partir da segunda dose, ampliando o número de pessoas convocadas a atualizar seu esquema vacinal.
Além disso, serão disponibilizadas doses de reforço para quem tomou a vacina da Janssen, de dose única. Na quinta-feira (9), 12 mil doses desembarcam em Manaus. Elas serão distribuídas entre a capital e regiões de fronteira no Amazonas. Para tomar o reforço, basta ter se imunizando com a Janssen há pelo menos 2 meses.
No interior, ‘fujões’ podem ser buscados em casa
No interior o Governo deixou a cargo das secretarias de saúde locais a decisão de como será feita essa intensificação na vacinação. Os órgãos podem definir se vão instalar pontos de vacinação em locais de grande fluxo de pessoas, como praças, igrejas e até estabelecimentos privados, dependendo da necessidade, ou se vão atuar na busca ativa, buscando os “fujões”, que por algum motivo ainda não tomaram a dose de reforço, a segunda ou até mesmo a primeira, em casa.