A Prefeitura de Manaus cumpriu a decisão da juíza Jaiza Fraxe e publicou os nomes e dados – CPF, local onde foi feita a imunização, função exercida e local onde a exerce – dos que receberam a vacina contra a Covid-19. A lista oficial, que mostra os fura-filas, está em um espaço do site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Conforme a determinação da juíza, a lista deve ser atualizada diariamente sob pena do pagamento de multa, no valor de R$ 100 mil, aplicada ao prefeito David Almeida (Avante). Apesar de Fraxe compreender que a responsabilidade é do chefe do Poder Executivo, a prefeitura distribuiu um texto em que culpa os “gestores das unidades de saúde” pela desobediência aos critérios de prioridade.
Fura filas vazou
Dias antes da decisão do Poder Judiciário, o prefeito disse, em coletiva, que não daria publicidade à lista dos vacinados ao grande público porque era proibido divulgar dados pessoais dos profissionais da saúde.
Mas, a lista fornecida pela prefeitura ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) vazou na web e os internautas identificaram que empresários, parentes de fornecedores do Estado e secretários do município furaram a fila da vacina, uma vez que não fazem parte do grupo de prioridade.