A Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) inicia o ano de 2022 com uma nova composição. Sai o então secretário Emerson Quaresma e assume o jornalista Israel Conte, que atuava como subsecretário da pasta. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial desta segunda-feira (3).
Na nova composição, além de Conte, o prefeito David Almeida (Avante) também nomeou o cientista político Jack Serafim (PSDB) como subsecretário de comunicação. Na prática, Serafim, que é especialista em marketing político e eleitoral, atuará como o vice da pasta.
Desgaste
Esta não foi a primeira vez que o prefeito mexe no comando da Semcom. No fim de março, David anunciou a saída de Emanuelle Baires, então subsecretária da pasta. Foi aí que Conte, que era lotado no gabinete pessoal do prefeito, chegou na comunicação da prefeitura.
Segundo o Almeida, a mudança vem para “oxigenar a gestão” da comunicação institucional da prefeitura. “Quero dar a oportunidade para que todos tenham crescimento profissional e possam aprender”, declarou o chefe do executivo municipal.
Nos bastidores, no entanto, a troca é atribuída ao desgaste da relação entre Quaresma e Almeida, que aparenta estar insatisfeito com a comunicação da prefeitura em 2021, ano em que a gestão municipal foi alvo de muitas polêmicas.
Polêmicas da gestão Quaresma
Preterido por David Almeida, o ex-titular da Semcom, Emerson Quaresma, assume a coordenação de comunicação das autarquias e agências reguladoras da prefeitura.
Quaresma é um aliado antigo do prefeito, atuando na comunicação de David desde sua passagem pela Assembleia Legislativa, como deputado estadual, passando pelo mandato tampão de Almeida como governador e na campanha eleitoral de 2020.
Emerson Quaresma também fez parte da equipe de transição entre a gestão do ex-prefeito Arthur Neto (PSDB) e David Almeida, sendo um dos primeiros secretários anunciados pelo prefeito eleito, ainda em dezembro de 2020.
Mesmo assim, a gestão de Quaresma, considerado por muitos ‘politicamente inexperiente’, foi alvo de denúncias no Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) pela falta de transparência na publicação dos contratos da Semcom.
Um levantamento do Manaus 360°, com dados do portal da transparência, mostrou que, ne gestão de Quaresma, os gastos da prefeitura com publicidade somaram mais de R$ 108 milhões em 2021.