Está agendada para esta terça-feira (09) o retorno dos considerados fura-filas nas unidades de saúde da prefeitura de Manaus para que eles recebam a segunda dose da vacina contra a Covid-19, como é o caso das irmãs Lins, de acordo com o site Imuniza Manaus.
Até agora, a gestão do prefeito David Almeida (Avante) não puniu o secretário Sabá Reis, da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), a secretária Shádia Fraxe, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a secretária da Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Jane Oliveira e assessores municipais pela imunização “precoce”, sem obedecerem aos critérios de prioridade da vacina.
Bem longe das punições, o prefeito funciona para os fura-filas como um advogado. Isso porque David Almeida sempre aproveita as oportunidades de falar sobre o assunto para justificar todos os casos. Postura adotada por ele desde que as imagens das irmãs Lins vazaram nas redes sociais.
Escândalo e pedido de prisão do prefeito
Em menos de um mês da nova prefeitura de Manaus, o caso dos fura-filas da vacina resultou em um escândalo nacional, e pedidos de prisão com dois alvos: o próprio prefeito David Almeida e da secretária Shádia Fraxe.
Além da solicitação das prisões, pedidos de afastamentos de membros da cúpula da Semsa também foram feitas por conta da investigação do Ministério Público do Amazonas (MPAM), que revelou todos os passos para a contratação das gêmeas Isabelle e Gabriele e outros oito médicos recém-formados, todos ligados às herdeiras Lins ou por amizade ou parentesco.
Por outro lado…
Enquanto os ‘fura-filas’ da estrutura da prefeitura de Manaus ganham a segunda dose do imunizante e garantem os empregos e salários, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), exonerou Gerberson Oliveira Lima, um funcionário da Casa Civil que foi vacinado contra a covid-19 indevidamente.
Michele Adriane Pimentel Afonso, diretora do Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Leste, também foi exonerada pelo governador porque autorizou a vacinação de Gerberson Lima, que trabalhava como motorista de Wilson Lima.