A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) ganhou duas novas diretorias: uma para cuidar das emendas parlamentares destinadas ao orçamento público e outra para promover atividades físicas entre os servidores da casa legislativa.
A criação das duas novas diretorias foi aprovada em plenário, em regime de urgência, e oficializada nas resoluções legislativas 839 e 840. Com a chegada das novas diretorias, a Assembleia Legislativa passa para um total de 24 diretorias administrativas.
Para a Diretoria de Emendas Parlamentares ao Orçamento Estadual (DEPOE), o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV), nomeou Keytiane Almeida. Já para a Diretoria de Esportes (DE), o indicado foi Elvys Damasceno.
Segundo a Assembleia, a mudança não terá impactos financeiros nos cofres da casa legislativa, já que, segundo Roberto Cidade, as novas diretorias utilizarão a estrutura e funcionários que já atuam na Aleam.
Diretoria de emendas
O novo arranjo contempla uma diretoria exclusiva para assessorar e acompanhar as emendas que os parlamentares apresentam ao orçamento do estado, além de promover interlocução junto ao Executivo para a execução das despesas.
A nova diretoria chega em ano eleitoral, quando as emendas ganham importância para o capital político dos deputados. Para 2022, os deputados estaduais aprovaram R$ 341 milhões em emendas ao orçamento, entre emendas individuais e de bancada.
Para Cidade, a nova diretoria adequa o Poder Legislativo às novas demandas da Casa. Ele citou as relevantes alterações nas leis regulatórias das emendas impositivas, que agora incluem as emendas coletivas de bancada e transferências especiais, que merecem atenção de técnicos especializados.