A compra de uma lancha seminova pela prefeitura de Tefé fez com que os deputados Carlinhos Bessa (PV) e Dra. Mayara Pinheiro (PP) trocassem farpa durante a sessão desta terça-feira (15) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). “Meu irmão não é igual ao seu irmão”, disparou Bessa em resposta à deputada.
A fala do vice-presidente da Aleam ocorreu após a representante da família Pinheiro dizer que “o povo tefeense sofreu demais a gestão do ex-prefeito” Normando Bessa (PP), irmão de Carlinhos. Normando Bessa tentou reeleição, mas perdeu a disputa para Nicson Marreira (PTB).
Devido às instabilidades no serviço de internet em Manaus, a sessão foi transmitida apenas pela TV Aleam, na televisão aberta.
Lancha usada
Em seu discurso na tribuna, a deputada Mayara Pinheiro destacou a entrega de uma lancha para o atendimento de saúde da população ribeirinha no município de Tefé. Segundo ela, a lancha é fruto de uma emenda parlamentar que totaliza R$ 1 milhão.
Segundo o Diário Oficial dos Municípios, para a compra da lancha a prefeitura contratou, por R$ 999,9 mil, a empresa R. S. Navegação e Comércio do Petróleo Ltda, com sede no município de Coari. O extrato do contrato foi assinado pelo prefeito Nicson Marreira e publicado no dia 26 de novembro de 2021.
Após pedir a palavra, Bessa informou que a lancha comprada pela prefeitura de Tefé é seminova, o que, segundo ele, contraria a legislação que regula a aquisição de bens pela administração pública. O deputado aproveitou a fala para sugerir que o aluguel de UTIs aéreas seria mais vantajoso que a compra das lanchas.
Em resposta, Mayara sustentou que a emenda ajuda a administração atual do município de Tefé, uma vez que, segundo a parlamentar, “o povo tefeense sofreu demais a gestão do ex-prefeito”, fazendo referência ao irmão de Carlinhos Bessa, que comandou a cidade entre 2017 e 2020.
Farpas em tom de brincadeira
“Deputada Mayara, infelizmente, meu irmão não é igual ao seu irmão”, retrucou o deputado, fazendo menção a Adail Filho (PP), ex-prefeito de Coari e irmão de Mayara, que teve sua candidatura à reeleição cassada pela justiça eleitoral. Enquanto falava, Carlinhos Bessa sorria e usa um tom mais ameno.
Em pronto, a deputada lembrou do processo eleitoral acontecido no fim de 2021 e que elegeu Keitton Pinheiro (PP) para a prefeitura da cidade.
O deputado brincou, ainda, que pretendia falar sobre Coari durante seu tempo do pequeno expediente. Após Mayara deixar a tribuna, ainda podia se ouvir os dois conversando enquanto o deputado Dermilson Chagas (sem partido) preparava seu discurso.
A deputada Joana Darc (PL) chegou a sugerir que os colegas de parlamento tomassem o mesmo remédio que ela usa para acalmar os ânimos. Chamado à tribuna, Carlinhos Bessa disse que não falaria sobre Coari em respeito à deputada Mayara Pinheiro.