Filho de professores, Alcian Pereira de Souza, 41, é advogado, doutor em administração pela FEA/USP, coordenador geral do Núcleo de Direito, Tecnologia & Inovação – LAWin da Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Este ano decidiu se candidatar ao cargo de reitor da UEA para fazer a instituição cumprir a missão de “transformar vidas”, como disse em entrevista ao Manaus 360º.
Impacto
Durante o doutorado, Alcian Pereira propôs um modelo de avaliação de impacto para o desempenho da Universidade Estadual do Amazonas. A ideia da pesquisa foi buscar métricas que apontassem “qual o impacto que o conhecimento da UEA leva para o interior”. Para o professor, esses dados possibilitam saber se existe uma colaboração e qual o tamanho dela, para se desenvolver socioeconomicamente e também ambientalmente os municípios do estado em que a Universidade está presente.
Para o candidato a reitor, pode ser que hoje a UEA desconheça as potencias atividades econômicas do interior. Se for assim, ele identifica um problema, porque significa que há uma desconexão entre o que é ofertado pela Universidade e as demandas do mercado de trabalho. “A missão da UEA não é só entregar um diploma para alguém, a missão da UEA é transformar a vida das pessoas. E só vou saber se isso acontece se eu acompanhar o desenvolvimento dos egressos”, defende Pereira.
Maior desafio
Questionado sobre o maior desafio da gestão dele, caso ganhe a eleição para assumir a reitoria, Alcian Pereira elenca, entre as prioridades, o investimento em laboratórios de pesquisa “para desenvolver pesquisas de alto nível”. “Afinal, não adianta ter doutorado se não há estrutura”, justifica o candidato.
Ainda sobre os principais desafios da administração de Pereira, outro ponto relevante para ele fala sobre a Universidade atender a demanda do entorno. “Se existe uma necessidade industrial que precisa, pontualmente, de um curso, a universidade deve ouvir e deve customizar. ”, acredita o cabeça da chapa 22.
Alcian Pereira quer buscar outras formas de conseguir recursos financeiros para a Universidade Estadual do Amazonas fora das empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). “Conectar recursos financeiros externos tem que ser uma prioridade na próxima gestão. Quer dizer, por meio de recursos que não vão sair nem do orçamento da universidade, nem do estado, e vão criar um ambiente propício para a instituição poder realizar ações pragmáticas”, afirma o candidato.
Currículo completo
Alcian Pereira de Souza. Advogado. Professor Adjunto da UEA. Doutor em Administração pela FEA/USP. Mestre em Direito Ambiental pela UEA. Especialista em Gestão de Sociedades Cooperativas pela Faccat-RS. Coordenador Geral do Núcleo de Direito, Tecnologia & Inovação-LAWin/UEA. Diretor Licenciado da Escola de Direito da UEA (ED/UEA). Ex-Coordenador do Curso Especial de Direito de Parintins da UEA. (2012). Ex-Coordenador do Curso de Direito/UEA em Manaus (2013/2014).Ex-Diretor da Escola Superior de Ciências Sociais-ESO/UEA (2015/2018). Ex-Coordenador da Pós-graduação lato sensu em Direito Público da UEA. Ex-Conselheiro Vogal da Junta Comercial do Amazonas pela OAB-AM (2015/2018).