A deputada estadual Nejmi Aziz (PSD) está internada no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Segundo atestado médico apresentado pela equipe da parlamentar, a internação iniciou nesta segunda-feira (21) e segue até a quinta-feira (24). O documento foi usado pelo gabinete de Nejmi para justificar a ausência da deputada nas sessões plenárias desta semana e está disponível no sistema de apoio ao processo legislativo (SAPL) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
O atestado médico foi escrito a mão, em um papel timbrado de receituário do hospital. O documento, assinado pelo ortopedista e traumatologista Renato Miyadahira, não traz detalhes sobre qual ou quais procedimentos a deputada está realizando em São Paulo.
A reportagem do Manaus 360° entrou em contato com a assessoria da deputada, mas, como de costume, não obteve respostas até o momento.
Doença misteriosa
Nejmi Aziz entrou em licença médica no dia 3 de agosto. Em comunicado oficial, a assessoria da parlamentar disse, à época, que Nejmi estava internada “para tratamento específico de saúde voltado para doença autoimune” e impossibilitada de retornar à Aleam. Segundo o regimento interno da Assembleia Legislativa, o tempo máximo de licença para tratamento de saúde de um parlamentar é de 120 dias.
No fim de novembro, ainda sem aparecer na Assembleia, Nejmi voltou a protocolar requerimentos e projetos de lei, em um indicativo de que sua licença médica teria chegado ao fim. O retorno remoto da parlamentar não convenceu seu suplente que entrou com uma ação na Justiça estadual para assumir o cargo de Nejmi.