Em reunião com lideranças políticas do Amazonas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) prometeu que vai reeditar o decreto de redução do imposto sobre produtos industrializados (IPI) para preservar a competitividade das indústrias instaladas na Zona Franca de Manaus (ZFM). Segundo o governador Wilson Lima (União Brasil), o decreto deve ser reeditado até o fim deste mês.
O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (9), no Palácio do Planalto, em Brasília, e contou com a presença do presidente, do ministro Paulo Guedes, do governador Wilson Lima, do ex-superintendente da Suframa, coronel Alfredo Menezes, do ex-senador Alfredo Nascimento (PL) e representantes da indústria amazonense.
“Tivemos a garantia de que os produtos fabricados na Zona Franca de Manaus, que já possuem o [processo produtivo básico] PPB, não sofrerão essa redução do IPI, o que garante competitividade das empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus e a manutenção dos empregos”, disse o governador.
Na véspera, técnicos da Secretaria de Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM) se reuniram com a equipe do Ministério da Economia para discutir a revogação da redução das alíquotas de IPI para produtos com Processo Produtivo Básico (PPB).
A manutenção das vantagens comparativas da ZFM permite não só manter as mais de 500 indústrias instaladas no PIM, com mais de 100 mil empregos gerados, como também preserva a competitividade do polo para atração de investimentos.