O governador do Amazonas, Wilson Lima (PL), anunciou, nesta quarta-feira (23) a desobrigação do uso de máscaras também em locais fechados, em todo o Estado. A decisão foi anunciada num pronunciamento ao vivo nas redes sociais, ao lado do secretário estadual de saúde, Anoar Samad e da diretora-presidente da Fundação de Vigilância Em Saúde, Drª. Taiana Amorim.
Há menos de duas semanas, por meio de decreto, o governo já havia desobrigado a população a usar máscaras em ambientes abertos. A nova decisão, segundo o governador, se deu pela queda no número de internações por Covid-19.
Dados epidemiológicos
“Depois de analisar os dados epidemiológicos e da assistência, decidimos recomendar a desobrigação do uso de máscara em todo o estado. Os dados são favoráveis, mas precisamos continuar nos cuidando. Atualize seu ciclo vacinal! Saúde a todos!”, publicou o governador.
Esta é a decisão mais liberal em relação ao uso de proteção individual desde o pico da segunda onda de contaminação pelo novo Coronavírus no Amazonas, em janeiro de 2021.
Covid-19 no Amazonas
Segundo dados da FVS, atualmente, entre casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, são 28 pacientes internados, sendo 19 em leitos clínicos e 9 em UTI. A comparação para atestar uma queda é feita feita o início deste anos, quando o estado chegou a ter mais de 300 pacientes internados.