Os deputados estaduais aprovaram, por unanimidade, o nome do ex-secretário de educação Luís Fabian Pereira Barbosa como o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM). Fabian ocupa a vaga deixada por Júlio Cabral, que teve a aposentadoria concedida nesta terça-feira (29).
Antes da votação, Fabian foi sabatinado por cerca de 90 minutos pelos parlamentares da Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A sessão não foi transmitida pela TV Aleam, que manteve as câmeras no plenário vazio.
Com a desistência do deputado Delegado Péricles (União Brasil), que também disputava a vaga, os 21 deputados presentes acompanharam o relatório da deputada Therezinha Ruiz (PSDB) e aprovaram o nome do ex-titular da secretaria de educação (Seduc).
Esta é a segunda vaga preenchida no TCE-AM durante esta legislatura. A primeira, em março de 2021, foi preenchida pelo ex-presidente da Aleam, Josué Neto, em substituição ao próprio pai, o ex-conselheiro Josué Filho. O cargo na Corte de Contas é vitalício.