A sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta quarta-feira (27) foi suspensa por volta das 10h, cerca de 40 minutos após o início das atividades na Casa, por falta de quórum para a realização da ordem do dia, quando os deputados votam os projetos em pauta.
A sessão iniciou às 9h20, presidida pela deputada Mayara Pinheiro (Republicanos). No momento, estavam presentes de forma presencial os deputados Tony Medeiros (PL), Delegado Péricles (PL) e Carlinhos Bessa (PV); além dos deputados Álvaro Campêlo (PP), Nejmi Aziz (PSD) e Wilker Barreto (Cidadania), de forma remota.
Ainda durante o pequeno expediente, momento inicial da sessão onde os deputados fazem discursos mais rápidos e individuais, a Assembleia registrou a presença dos deputados Adjuto Afonso (PL), Alessandra Campêlo (PSC) e João Luiz (Republicanos).
Mesmo assim, o número não atingiu o quórum mínimo de 13 deputados presentes e Carlinho Bessa, que é vice-presidente da Casa, suspendeu a sessão. “Peço que todos os assessores comuniquem seus deputados para que nós possamos cumprir nossa obrigação […]. Hoje é quarta-feira, dia de votação”, lembrou ele.
Intervalo
Após cerca de 20 minutos, o deputado Roberto Cidade (União Brasil), presidente da Aleam, endossou mais uma vez o pedido. “Peço que os chefes de gabinete comuniquem os senhores deputados para que a gente possa iniciar a votação”, solicitou.
Só às 10h32 a sessão foi, de fato, retomada. Desta vez, com a presença de 11 deputados de forma presencial e dois de forma remota. Com isso, os deputados puderam votar os projetos em pauta na ordem do dia.
Deputados presentes: Adjuto Afonso, Alessandra Campêlo, Álvaro Campêlo (remoto), Carlinhos Bessa, Delegado Péricles, Fausto Jr, Felipe Souza, João Luiz, Mayara Pinheiro, Nejmi Aziz (remota), Roberto Cidade, Saullo Viana e Tony Medeiros.