O vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Wallace Oliveira (Pros) assume nesta quinta-feira o comando, de forma interina, da prefeitura de Manaus. O prefeito David Almeida (Avante) viajou para Barcelona, na Espanha, onde participa de uma maratona internacional no domingo (8).
A ascensão do vereador à chefia do executivo municipal se dá em decorrência das regras eleitorais, já que o vice-prefeito Marcos Rotta (PP) e o presidente da CMM David Reis (Avante) — primeiros na lista de sucessão — serão candidatos nas eleições de outubro e ficariam inelegíveis se assumissem a prefeitura.
O anúncio foi feito pelo próprio prefeito, em vídeo publicado nas redes sociais. “[…] durante os próximos 4 dias, 5 dias, pelo entendimento do vereador David Reis e pelo entendimento do vice-prefeito Marcos Rotta, o vereador Wallace assume a prefeitura de Manaus, até eu voltar, na próxima segunda ou terça-feira”, disse.
É a segunda vez que Oliveira assume a prefeitura de forma interina. Em 2018, o então terceiro vice-presidente da CMM assumiu a função de prefeito em substituição a Arthur Neto (PSDB). Na ocasião, o vice Marcos Rotta, o presidente e os dois vice-presidentes da casa legislativa também eram pré-candidatos.