As micro e pequenas empresas (MPE) criaram 88,9% dos novos postos de trabalho no Brasil no mês de Março deste ano, de acordo com os dados mais atualizados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério da Economia.
Um levantamento do Sebrae concluiu que os pequenos negócios, segmento que foi o principal responsável pela criação de novos postos nos últimos anos, mesmo com a pandemia, tiveram mais de 1 milhão de admissões e um saldo positivo de 121 mil empregos.
No acumulado do ano, considerando também janeiro e fevereiro, o Brasil tem, neste momento, um saldo de 615 mil novos postos de trabalho, sendo as micro e pequenas empresas fornecedoras de 430 mil vagas (70% do total), mostrando que março foi também um mês acima da média nesta estatística.
Quando comparado o primeiro trimestre deste ano com o de 2021, o que se vê são cenários relativamente semelhantes, portanto de manutenção de um crescimento no setor, com MPEs obtendo resultados quase três vezes maior do que as médias e grandes empresas.
Setor de Serviços é o que mais emprega
O setor de Serviços continua liderando ranking de maiores geradores de empregos no Brasil. Em março, as MPE do segmento contrataram 74,2 mil pessoas, totalizando, até o momento, 273,7 mil novos postos de trabalho só em 2022.