Pouco mais de uma semana após a participação do prefeito David Almeida (Avante) na Maratona de Barcelona, a prefeitura de Manaus ainda não divulgou o detalhamento de gastos com a viagem da comitiva à Espanha. À TV Globo, a prefeitura informou que a viagem custou mais de R$ 100 mil aos cofres municipais.
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) chegou a aprovar na última semana um requerimento do vereador Amom Mandel (Cidadania) que pede informações sobre a viagem, mas o pedido ainda não foi atendido pela prefeitura. O prazo para resposta é de 15 dias, prorrogáveis por mais cinco dias.
Até agora, o detalhamento dos gastos também não foi publicado no Portal da Transparência da prefeitura de Manaus. “O que nós questionamos é tudo aquilo que já deveria ser público, nós queremos saber o porquê dos dados não constarem no Portal Transparência, nem no Diário Oficial”, cobrou Mandel.
Caso não detalhe as despesas solicitadas, o prefeito David Almeida pode ferir a lei de responsabilidade e ter as contas públicas reprovadas, conforme a Lei Orgânica do Município (Loman).
Em nota à imprensa, a prefeitura informou que as informações detalhadas relacionadas aos servidores da comitiva estarão disponíveis no Portal da Transparência assim que as prestações de contas sejam finalizadas. Segundo David Almeida, o motivo da viagem foi divulgar a realização da Maratona de Manaus, prevista para outubro deste ano.