Com a proximidade do período eleitoral, as pesquisas eleitorais ficam em destaque no debate público, despertando a curiosidade de inúmeros eleitores. Nesta sexta-feira (29), o podcast do Manaus 360° entrevistou a jornalista e diretora do Instituto de Consultoria em Ensino e Pesquisas do Amazonas (Icepam), Erica Lima.
“Números não são só números, eles têm que ser interpretados. A pesquisa é a fotografia de um momento” – Erica Lima, pesquisadora
Segundo Erica, além das pesquisas quantitativas (aquelas que a gente tá acostumado a acompanhar nos jornais), há também as pesquisas qualitativas. “Cada pesquisa tem um objetivo diferente, mas a qualitativa e a quantitativa se complementam”, disse.
A pesquisadora explicou a diferença entre as pesquisas: “A pesquisa qualitativa é aquela que faz a análise do discurso. Qual é a opinião, a percepção das pessoas em relação às eleições, aos candidatos”, ressaltou Erica. Por outro lado, “a pesquisa quantitativa é aquela que a gente tem mais acesso e, esse ano, foi a nossa estreia nas qualitativas em maio e tivemos até uma repercussão nacional”.
Outro tema abordado na entrevista foram os bastidores da pesquisa. Sobre as metodologias, ela explica como as pesquisas são desenhadas: “A gente tem que entender, dentro dos objetivos, onde a gente quer chegar e em um cálculo probabilístico para pegar a amostra necessária para ter um resultado fidedigno”.
Por fim, a diretora do Icepam deu uma dica para o eleitor não se confundir com pesquisas falsas divulgadas por aí. “Se a pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral, o instituto tem competência técnica para realizar aquele levantamento”, alertou Erica.
O podcast do Manaus 360° é exibido toda sexta-feira, às 10h, ao vivo pelo canal do portal no YouTube.