Considerado um dos pontos decisivos na conquista pelo voto do eleitor, a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV inicia no próximo dia 26 de agosto. No Amazonas, o governador Wilson Lima (União Brasil) e o senador Eduardo Braga (MDB) concentram o maior tempo de exibição na tv aberta.
Segundo a resolução vigente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o tempo a que cada candidato tem direito está relacionado ao tamanho da bancada eleita para a Câmara dos Deputados pelos partidos que compõem a coligação nas eleições de 2018. Por isso, as alianças políticas são tão importantes neste período.
O Manaus 360° fez uma projeção, com base nas candidaturas registradas no Divulgacand (sistema oficial do TSE), do tempo total de propaganda eleitoral em rede (horário eleitoral) e em inserções (comerciais ao longo do dia) para cada candidato ao governo do Amazonas. Confira:
Conforme a legislação eleitoral, 90% do tempo total de propaganda são distribuídos proporcionalmente pelo número de deputados. O restante (10%) é dividido igualitariamente. Às segundas, quartas e sextas-feiras, os candidatos ao governo terão 25 minutos por dia, divididos em dois blocos de propaganda na TV (12h e 19h) e no rádio (6h e 11h).
Além disso, os partidos têm direito às inserções avulsas, de 30 a 60 segundos distribuídas durante a programação. Os veículos reservarão 14 minutos diários, entre as 5h e a meia-noite, para que os candidatos veiculem materiais de campanha.
O cálculo oficial da distribuição do tempo de propaganda oficial deve ser disponibilizado até o fim da próxima semana pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).