Agosto é um mês muito importante para os políticos, uma vez que marca o início oficial da campanha eleitoral. Até outubro, muita água ainda passará embaixo da ponte, a caminhada até lá é muito desgastante e não dá pra perder tempo com qualquer coisa. Coincidentemente, o número de faltas nas casas legislativas vem dando um salto. Até esta terça-feira (16), os vereadores de Manaus faltaram, em média, a quase metade das sessões realizadas desde o início do mês.
Até o momento, em agosto, a média de presença é de modestos 53,9%, uma diferença significativa em relação a julho, quando a média foi de 91,8%, e no comparativo com os 81% de média do início do ano até agora. Os dados são do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) da Câmara Municipal.
A diferença fica ainda mais visível quando a comparação é com agosto de 2021, quando a média de presença dos vereadores foi de 85,3%. Dos 41 vereadores, 24, ou seja, quase 60%, estão dispostos a não concluírem o mandato que ganharam nas urnas em 2020 e são candidatos aos cargos de deputado estadual ou federal.
Onde estão os deputados?
Dos 24 deputados estaduais, 20, ou seja, mais de 83%, são candidatos a algum cargo na eleição deste ano. Ao todo, 17 (71%) tentam a reeleição, enquanto dois tentarão ser deputados federais e um é candidato a governador do Amazonas.
Do primeiro dia de agosto até o momento, os deputados têm uma média de 61,4% de presença, bem diferente de julho, quando 77,7% deles compareceram às sessões. A média de presença deles no plenário em 2022 é de 75,3%.
Quando o comparativo é com agosto de 2021, parece até que os parlamentares são outros, porque a média de presença naquele mês foi de 77,9%.