Em visita a Manaus, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), defendeu a urna eletrônica, o processo eleitoral e a Zona Franca de Manaus (ZFM). Lewandowski foi homenageado nesta sexta-feira (19), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), com a medalha Ruy Araújo, maior honraria concedida pelo Legislativo estadual.
Em seu discurso, o ministro enfatizou o papel da justiça eleitoral como um diferencial do país, ressaltando a imparcialidade na condução do processo das eleições. “A justiça eleitoral tem garantido o respeito, a soberania popular, a vontade e a escolha do povo brasileiro de seus representantes políticos”, afirmou, ratificando que os brasileiros podem ter a certeza de eleições limpas, imparciais, seguras e a confiabilidade das urnas eletrônicas.
A sessão especial foi realizada no plenário Ruy Araújo e contou com as presenças de diversas autoridades. “O STF é quem tem dado guarida a ZFM nos constantes ataques que o modelo econômico tem sofrido ultimamente”, destacou o chefe da Casa Civil, Flávio Cordeiro Antony.
Durante o evento o ministro Ricardo Lewandowski também recebeu a Medalha do Mérito Acadêmico da Escola Superior da Magistratura do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), que foi entregue pelo desembargador João Simões, diretor da Escola da Magistratura.