No primeiro bloco de propaganda eleitoral na TV, exibido às 12h desta sexta-feira (26), os candidatos ao governo do Amazonas focaram em programas mais emotivos, reforçando a trajetória pessoal dos candidatos, e sem apresentar propostas para uma eventual gestão a partir de 2023.
Dos oito candidatos ao governo estadual, apenas Nair Blair (Agir) não tem direito ao horário eleitoral gratuito. Hoje, a propaganda iniciou por Eduardo Braga (MDB), que trouxe trechos de seu discurso na convenção que oficializou sua candidatura e reservou 45 segundos para um discurso de apoio do ex-presidente Lula (PT).
Em seguida, o programa de Wilson Lima (União Brasil), candidato a reeleição, focou na história de vida do atual governador, com imagens de paisagens naturais ao fundo, e trechos do discurso de Lima na convenção conjunta do União Brasil e Avante.
Israel Tuyuka (Psol) e Henrique Oliveira (Podemos) vieram em seguida e usaram o pouco tempo que tinham para explicar os motivos de se candidatarem ao governo. Amazonino Mendes (Cidadania) também apostou no apelo emocional ao retratar a fome da população amazonense e prometeu aumentar para R$ 450 o auxílio estadual.
Carol Braz (PDT) não exibiu propaganda eleitoral. Encerrando o bloco, Ricardo Nicolau (Solidariedade) relembrou a pandemia da Covid-19 e apresentou dados sobre a fome, a pobreza e a violência no Amazonas. O candidato prometeu inserir o Amazonas na economia do século 21.