O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) rejeitou, por unanimidade, o registro de candidatura do ex-vereador Chico Preto (Avante) ao Senado. Chico tentava uma candidatura avulsa, uma vez que o Avante apoia o nome de Coronel Menezes (PL) na disputa para a vaga de senador.
O relator do caso, Kon Tsih Wang, acompanho o parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE) e entendeu que o ex-vereador não figura na lista de candidatos enviada pelo Avante à Justiça Eleitoral. Além disso, Chico Preto deixou de apresentar todos os documentos solicitados pelo Tribunal.
Nesta terça-feira (30), Chico Preto disse que respeita a decisão, mas discorda dela. O ex-vereador também anunciou que vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A candidatura de Chico Preto ao Senado perdeu fôlego diante de pressões do PL para que o Avante não lançasse ninguém ao Senado e, ao invés disso, apoiasse Coronel Menezes. Avante e PL são os principais partidos do arco de alianças do governador Wilson Lima (União Brasil), que concorre à reeleição.