De olho no crescimento das exportações da Zona Franca de Manaus (ZFM) para países da América do Sul, além dos Estados Unidos e da Alemanha, o grupo Allog chega a Manaus. A empresa de transporte internacional atua no mercado há mais e 20 anos e entendeu que a presença no Norte do Brasil é estratégica para os negócios.
A head da Allog no Amazonas, Priscila Lacerda Barreto, explica que a balança comercial do estado é concentrada principalmente na operação de importação e tem a China como principal origem dos produtos – o país asiático responde por cerca de 45% das importações para as indústrias que fazem parte do Polo Industrial de Manaus.
No entanto, segundo Priscila, observa-se um crescimento significativo das exportações (26%) de produtos como alimentos e bebidas, madeiras e motocicletas para países como Colômbia, Venezuela, Bolívia, Argentina, Estados Unidos e Alemanha.
Operador autorizado
O status de Operador Econômico Autorizado (OEA) concedido pela Receita Federal é uma das certificações atestadas ao grupo Allog no mercado logístico internacional. Isso significa que a empresa está em conformidade com as exigências do mercado no que tange à segurança e celeridade das operações logísticas junto aos órgãos reguladores e fiscalizadores do Comércio Exterior.
Agentes de cargas com certificação OEA são preparados para agilizar o processo de acordo com os benefícios do programa e auxiliarem os importadores e exportadores a economizarem em custos de armazenagem, além de contarem com um canal direto com a Receita Federal para esclarecer dúvidas em casos de entraves.