O ex-presidente Lula (PT), candidato ao Planalto, disse, nesta quarta-feira (26), que o Amazonas pode viver “um caos de desemprego” caso seja mantida a política do presidente Jair Bolsonaro (PL) para a Zona Franca de Manaus. O petista concedeu entrevista a uma rádio local.
“É preciso que o governo federal faça todo o esforço para manter a Zona Franca de Manaus, porque, se ela for extinta, se as empresas continuarem saindo como já saiu da Zona Franca, a gente pode ter um caos de desemprego”, defendeu o petista.
Lula lembrou que os governos do PT renovaram os incentivos da ZFM por 60 anos e criticou os decretos assinados por Bolsonaro que reduziram a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) tirando a competitividade da indústria amazonense.
“O que eu acho estranho é que, agora, o atual presidente tenta tirar os benefícios da Zona Franca de Manaus, numa demonstração de que ele não conhece a existência da Zona Franca para a economia do estado, para a economia da Região Norte. […] A gente não pode mexer na Zona Franca enquanto você não tiver um outro modelo de desenvolvimento que leve outras empresas para o estado do Amazonas e para toda Região Norte”, ressaltou.
O ex-presidente também prometeu manter os incentivos fiscais que viabilizam a atividade industrial na Zona França de Manaus durante um eventual mandato petista a partir de 2023.